Me chamo Tamara Silva, 31 anos, formação acadêmica em Designer de Interiores. Profissional atuante Nails Designer, e hoje vou lhe contar um pouco da minha trajetória: antes dos 9 anos de idade via sempre a manicure da minha mãe fazendo as unhas dela, e ficava de olho e interessada naquilo. Comecei então a cutucar as unhas da minha mãe, e em uma das vezes que a manicure foi fazer a unha dela, falou pra ela investir em mim, pois meus olhos brilhavam vendo aquilo. Aos poucos ela foi comprando esmalte, e com um alicate velho comecei minha profissão. Todas as amigas ajudavam a minha mãe a investir em mim.
Aos 12 anos tive uma oportunidade para trabalhar em um salão de beleza de bairro. Confesso que no começo eu tremia muito, pois a responsabilidade era maior, assim conquistei muitas clientes, e a dona Adelaide (dona do salão), hoje falecida, me ajudou com cursos e me ensinando como me portar com clientes e sempre com sua bondade me auxiliando. Fiquei um longo período nesse salão, mas agora aparecia a oportunidade de trabalhar registrada, e eu fui em busca dos novos sonhos. Aos 15 anos, trabalhando como menor aprendiz nas Casas Pernambucanas, nas horas vagas sempre tinha uma cliente ou outra para fazer uma manicure e pedicure, sempre havia uma área de escape para as unhas… E por motivos de saúde, acabei tendo que sair deste emprego. Entrei em outras empresas, mas não me adaptei, e então retornei a fazer unhas, desta vez no centro de Curitiba, e pra falar a verdade passei por vários salões da grande Curitiba, não acho feio em falar isso, pois foi com isso que aprendi a lidar com clientes, outras profissionais, enquadramento nos ambientes e com certeza proprietários dos salões, aprendi muito e aprendo até hoje. Depois disso, dei uma pausa no ramo da beleza e fui trabalhar novamente registrada, e estava gostando.
Quando saí dessa empresa, decidi realmente encarar o ramo da beleza e fui tentar ser cabeleireira. Fiz curso no SENAC, e enquanto finalizava o curso já ingressei em um salão como cabeleireira. Trabalhei por cinco anos nessa área e desenvolvi uma tendinite. E lá estava eu na estaca zero novamente. Então, fui buscar um sonho de pequena: ingressar na faculdade! Comecei a estudar, fiz Enem e lá havia eu ganhado uma bolsa para uma das áreas da arquitetura, designer de interiores. Em período acadêmico tive minhas joias raras: Isabelly e Eloá. Aos quatro meses da minha filha mais nova, peguei meu diploma como designer.
E agora com duas filhas como ingressar na carreira? Então, ao longo do período acadêmico a fonte de ajuda em casa era a unha. E pra falar bem a verdade, o amor pelas unhas e os alongamentos foi aumentando, e o desejo de fazer cursos e me profissionalizar foi tomando conta no meu coração. Mas o emprego registrado sempre te dá uma garantia, já o ramo da beleza é instável (o tal chamado medo). Tive duas propostas para trabalhar na minha área de Designer de Interiores, porém com duas filhas pequenas como fazemos? Desisti dessa área, e retornei a fazer aquilo que gostava, mas ainda não sabia que era a minha verdadeira paixão. Pedi emprego em um pequeno salão de Bairro, e comecei novamente uma nova clientela. Foi da Ana Paula (dona desse salão) e de uma cliente muito querida (Ângela Machado) que veio o incentivo para fazer alongamentos de unhas. Comecei fazendo um workshop e aí meu coração explodiu: era isso que eu queria. Com o incentivo da Ana, que me ajudou a comprar os géis e os preparadores, e da nossa cliente Ângela que me emprestou os materiais como: cabine e motor dela, até eu comprar os meus. Tive a ajuda para comprar o restante dos materiais e fui treinando, com a ajuda desses anjos fui juntando dinheiro para pagar um curso completo de alongamento. Uma ajuda aqui, uma ajuda ali, um empresta o cartão daqui, o outro empresta dinheiro dali, e o começo foi assim mesmo com muita ajuda, e algumas lágrimas rolaram.
Hoje, tenho mais de 12 certificações, umas das poucas profissionais em São José dos Pinhais com 3 formações Russas, método desenvolvido por mim. Tenho um Studio próprio com capacidade para formação de 6 alunas por vez, duas bancadas de atendimento, recepção e mais duas profissionais para pedicure tradicional.
Conquistei uma clientela de mais de 120 clientes, e já formei mais de 50 alunas. Venho me profissionalizando na área cada vez mais.
Atualmente sou instrutora homologada pela empresa MAJESTIC.